Escapadinhas - Praga e Dresden

O destino desta vez foi Praga e Dresden, o motivo foi o meu aniversário, não poderia querer e ter melhor presente do que este. E Praga já morava na minha whishlist há uns belos anos.

Praga 

O que visitar 

Bem, há muitos anos que tinha vontade de conhecer Praga, em todas as descrições que fui lendo as referências que mais ouvi foram sempre que era Paris de Leste, a cidade das 100 cúpulas, uma cidade misteriosa e mágica. Confere, tudo certo.

Assemelha-se realmente a Paris, alguém quis que assim fosse de facto, a grandiosidade dos edifícios e as suas fachadas fala por si, até uma mini Torre Eiffel construiram! :) Claro que apesar de ser uma cidade grande é muito mais pequena que Paris.

É verdade que é uma cidade misteriosa e mágica e que tem um encanto especial à noite com todas as suas luzes. Sabe bem percorrer as ruazinhas e a cada esquina encontrar cafés e restaurantes majestosos, cheios de luz!

Há muito que ver em Praga, nós fomos um fim de semana e para nós chegou, mais dias disponíveis tanto melhor mais tempo dará para visitar museus, por exemplo. 

O menos positivo da cidade é estar completamente invadida por turistas, turistas, turistas e turistas, por todo o lado. 

Do que visitei destaco os locais:


 Castelo de Praga (Pražský Hrad) e a Catedral de St. Vitus 

O maior castelo do mundo e é realmente o exlibris de Praga pela sua grandiosidade, tem aproximadamente o tamanho de sete campos de futebol. Construído e renovado durante 13 séculos, o complexo inclui igrejas, jardins, ruas e residências reais que levariam dias para poderem ser apreciadas como deve de ser. Neste complexo está a Catedral de São Vito. As residências oficiais do governo também estão aqui situadas.

Dica: Se quiserem fazer uma aula de step subam as escadas até ao castelo (eu que estou em boa forma (not) fiquei a hiperventilar) se não quiserem chamar o inem vão à volta! :)


Ponte Charles (Karlův most)

Ponte gótica encomendada pelo rei Charles IV em 1357, leva-nos ao castelo e é a mais impressionante de Praga estende-se por 16 arcos e está alinhada com 30 estátuas barrocas de figuras religiosas. A ponte tem 520m de comprimento mas está sempre muito congestionada por turistas que se acotovelam para tirar as melhores fotos ao Rio Vltava, pintores, artistas.

Praça da Cidade Velha (Staromestske Namesti) - bairro de Malá Strana 

Apesar de ter sido invadida ao longo de vários séculos, a Praça da Cidade Velha de Praga mantém praticamente intacta a sua arquitectura desde o século X. Com arquitectura Rococo Kinsky Palace também tem a catedral gótica de Tyn e a igreja barroca de St.Nicholas que é a maior igreja de Praga fundada por jesuítas. 

 Relógio Astronómico Praha Orloj - Praça da Cidade Velha

Situado na praça da cidade velha este relógio foi construído no século XV. Este relógio não nos dá propriamente a hora do dia. Em vez disso, ele foi construído para determinar as fases da lua e os equinócios.

 Praça Wenceslas (Vaclavske Namesti)

A praça Wenceslas em Praga é uma zona com hotéis, apartamentos, restaurantes, bares e discotecas. É o centro de entretenimento e de vida nocturna de Praga. A Wenceslas Square está situado no coração da Cidade Nova – a palavra nova é enganadora, uma vez que já data de 1348. 

 Teatro Nacional

Um edificio grandioso onde se pode assistir óperas, teatro ou ballet.

Bairro Judeu (Josefov): Rua Pariska/ Rua Franz Kafta/ Cemitério Judeu 

O Bairro Judeu de Praga é o lar de vários locais importantes, incluindo várias sinagogas como a Sinagoga Espanhola e a antiga Nova Sinagoga. 

É onde se situa o velho cemitério judeu com 12.000 sepulturas. Como o espaço era pouco, foi necessário enterrarem as pessoas umas por cima das outras, existem 12 camadas de profundidade. 
Esta parte da cidade é conhecida como “pequena Paris” por ter alguns dos prédios mais bonitos de Praga e por hospedar a rua mais cara da cidade com a presença de todas as marcas luxuosas.

Cidade Nova (Nové Město): Casa Dançante 

The Dancing House está situada perto do Rio Vltava. Tem um design único que contrasta com a arquitectura histórica do resto da cidade. Foi construída entre 1992-1996 e projectada pelos arquitetos Vlado Milunic e pelo norte-americano Frank Gehry Owen e na minha opinião não é nada de especial nem merece o destaque que tem mas... 

The Lennon Wall

Uma atração improvável na Europa de Leste, a famosa parede colorida está ali desde a década de 1980 como uma homenagem ao ex-Beatle e ativista John Lennon. O muro ganhou vida após a morte do cantor em 1980. A modesta parede perto da Ponte Charles tornou-se um lugar onde os fãs demonstravam a sua tristeza, com pinturas, mensagens e slogans dedicados à estrela da música. Nada de espetacular, vale pelo simbolismo, ali perto tem também um restaurante em jeito de homenagem ao ex-Beatle. 

Nesta zona existem inúmeras embaixadas, canais e ruelas pitoresas muito interessantes de percorrer.

Monte Petrin

Este é um dos espaços mais verdes de Praga é possivel apanhar o funicular de Ujezd até ao topo da colina (300 m) de Petrin Hill (que estava em manutenção no fim de semana em que fomos...). No jardim existe uma versão miniatura da Torre Eiffel (é possível subir), um labirinto de espelhos e a Igreja de St. Michael.

Museu do Comunismo 

O Memorial às Vítimas do Comunismo capta essa agonia com seis esculturas de um homem em decadência progressiva. Toda a história é contada através de fotos, propaganda e vídeos no Museu do Comunismo. Não visitamos o interior.

Vista para o castelo de Praga 

Visto do castelo para a cidade

Vista para a cidade

Vista do castelo para a cidade

Resultado de imagem para imagens desde castelo de praga para ponte charles
Vista do castelo para a cidade

Subida para o castelo, sim eu sei que aqui parece fácil... mas garanto que as aparências iludem...


Ponte Charles  

Resultado de imagem para praga
Praça da Cidade Velha (Staromestske Namesti)- google images

Imagem relacionada
Praça Wenceslas - google images

Nota: Para andar dentro da cidade é prático e barato tirar os bilhetes diários que dão para entrar e sair em todos os transportes em qualquer altura.

Onde dormir

Praga tem imensas opções para dormir nos escolhemos o Park Inn Praga um 4* um hotel muito agradável que estava com uma promoção simpática, o hotel embora não esteja no centro esta muito bem localizado sendo apenas necessário apanhar o tram a uns 100 metros do hotel e quem gostar de caminhar também consegue ir a pé até ao centro.

O pequeno almoço é muito bom, muito variado e completo o único aspeto menos positivo são os sumos que não são naturais.

De ressaltar que no dia do meu aniversário prepararam uma surpresa extremamente simpática. Quando chegamos ao quarto tínhamos um bolo de aniversário e champagne à nossa espera. Delirei!  São sem dúvida os pormenores que fazem a diferença.
 E este gesto demonstra bem a qualidade do hotel. Para mim transformou-se num hotel 5*!!! :)

Este hotel fica perto do rio Moldava e do castelo Vysehrad, nas imediações como disse tem o tram e muitos restaurantes tipicos e gelatarias.



Galeria de imagens deste alojamento
Quarto Hotel Park Inn


Onde comer 

Desde Macdonald's passando por sítios típicos e sítios mais in, fomos a vários. Praga tem muita oferta neste campo. E os preços não são muito diferentes de Portugal... Desde o barato até ao caro, isso ficou logo patente no 1º dia em que almoçamos num sitio típico e com preços simpáticos perto do hotel, uma sopa de cogumelos, o típico goulash e frango com os molhos típicos checos tudo acompanhado pela reconhecida e aprovada cerveja checa.

O jantar foi pelo centro e claro em dia especial, jantar especial, escolhemos um local com bom ar e que já era conhecido o restaurante Como na praça Wenceslas. É um sitio sofisticado e muito acolhedor.  Gostamos!
Fomos brindados com um champagne de welcome drink e de entrada escolhemos um tártaro de salmão que estava delicioso para prato principal voltamos ao goulash e ao esparguete com alho e tártaro de atum fresco para terminar escolhemos um tiramisú que estava  muito bom.
Adoramos o sitio, a comida era boa mas não fenomenal. Mas sem dúvida que valeu pelo espaço. Preços semelhantes a um restaurante médio/alto em Portugal 30€/40€ por pessoa, dependerá sempre muito do vinho que se escolher, sabendo de antemão que o vinho não é um ponto forte da República Checa.

Imagem relacionada
                COMO restaurant & cocktail bar   
Vaclavske namesti 45
110 00 Prague 1

Junto do castelo também almoçamos muito bem num sitio típico checo, muito giro (imagem abaixo), e com preços simpáticos. As opções são imensas, o difícil é mesmo escolher.


De salientar que a moeda utilizada é a coroa checa no entanto, isso não oferece problemas porque em quase todo o lado aceitam euros, mas o troco é em coroas checas.

Ora e assim termino o passeio por Praga mas antes tenho que dizer que ADOREI a cidade, está mais um check feito na lista de cidades a visitar! Valeu a pena a espera! :)


Dresden 

O que visitar

Dresden é uma cidade relativamente pequena quando comparada com outras grandes cidades alemãs. Mas é uma cidade cheia de história e monumentos imperdíveis. Vale muito a pena visitar esta cidade tão bonita e com tanto para ver. Ao percorrer as ruas de Dresden sentimo-nos personagens de um filme de época, por tantos monumentos que o centro tem e por alguns deles estarem ligados entre si. 

É uma cidade que sofreu muito com a 2ª guerra mundial e isso ainda hoje se nota nas fachadas (pretas) dos imponentes edifícios que continuam em recuperação. Após um controverso bombardeio  em 1945 morreram entre 32000 a 150000 pessoas. O centro da cidade ficou praticamente destruído, são incríveis as imagens de destruição captadas nessa altura.

A cidade situa-se nas margens do rio Elba e é a capital da Saxónia, são vários os locais a não perder entre igrejas e palácios, entre eles destaco o palácio e museu Zwinger que é fantástico, Frauenkirche (igreja Luterana), a ópera Semper, o Castelo de Dresden, a Kreuzkirche (igreja), Japanisches Palais, Mathematisch-Physikalischer Salon, o Palácio Furstenzug, Hofkirche (catedral católica da Santissima Trindade).

A  maioria dos pontos de interesse está no centro, no coração de Dresden, Altstadt.  

Resultado de imagem para dresden
Vista de um dos lados de rio Elba para o centro de Dresden (google images)

 Frauenkirche - Igreja das mulheres na praça central


Palácio Furstenzug do lado direito e vista para a Frauenkirche

Zwinger - Não encontro nenhuma imagem que consiga retratar a grandiosidade desde monumento

Ópera Semper


Hofkirche - catedral católica da Santíssima Trindade

Onde dormir 

Aqui a nossa única preocupação foi escolher uma cadeia internacional para não termos problemas se chegássemos tarde. Basicamente na noite anterior espreitamos no booking o hotel que oferecesse a melhor relação preço/qualidade. 
O Hotel Wyndham Garden Dresden 4*  acabou por ser o seleccionado, básico, sem nada a assinalar, serviu perfeitamente a finalidade que era ter uma noite de sono calma e confortável. Fica a cerca de 5 km do centro mas como tínhamos carro não foi um problema. 

Onde comer

Aqui a sugestão é uma e uma só, Restaurante Vapiano. Gostamos tanto da primeira vez que repetimos.

Cadeia de restaurantes italianos com conceito inovador, com um ambiente cosy e boa relação preço/qualidade. Bruschetta, pizzas e o risotto aprovados.

Foto de Vapiano - Dresden, Sachsen, Alemanha. Inside
                                                                                                  Google images
St. Petersburger Strasse 26
01069 Dresden


Quanto a mim aconselho a todos a visitarem Dresden, não se vão arrepender fica apenas 1h30/2h de carro de Praga e num dia conseguem ver os pontos mais importantes da cidade.

Resta-me agradecer ao maridão o melhor presente de aniversário que tive até à data! 😉

Comentários

Mensagens populares